quarta-feira, 23 de julho de 2014

Participação da FUNAI no Encerramento do Curso "Formação de Gestores em Economia Solidária"

Na data de 03 de julho de 2014 foi realizado o Encerramento do Curso "Formação de Gestores em Economia Solidária" com a participação da FUNAI - Coordenação Regional do Litoral Sudeste. 

Inicialmente houve uma apresentação de Cristiano V. G. Hutter, Coordenador Regional, sobre a realidade das populações indígenas dos Estados de SP e RJ, englobando os potenciais e dificuldades das ações e projetos realizados pela CORLIS, e outras entidades. 


Posteriormente, Rodrigo Thurler Nacif, Chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial, ministrou a palestra "Reflexões sobre  Economia Indígena e  Economia Solidária", abordando questões teóricas e  questionamentos sobre a interface da Economia convencional, Economia Solidária e Economia Indígena, que trouxe à tona uma discussão essencial sobre o histórico do contato com populações indígenas, diferenças culturais e detalhes da Economia Indígena que devem ser considerados por quem executa as políticas públicas.



A discussão sobre as particularidades das populações indígenas é bastante extensa e necessita de maior divulgação. Esta deve ser inserida de forma diferenciada na implantação de políticas públicas relacionadas à Economia Solidária, respeitando-se a cultura, os costumes e os anseios de cada comunidade.



O Curso teve duração de cerca de 3 meses e uniu gestores do serviço público e privado de diversos municípios da Baixada Santista. Os próximos encaminhamentos incluem a criação do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, para que se continue com os trabalhos desta rede de gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário